Como escanear seu PC com CPU Z

0
789

Quando compramos um novo computador ou notebook, a principal dúvida que surge é se realmente as configurações apresentadas na propaganda e na descrição batem com as configurações internas. É muito comum golpes que dizem que a configuração da máquina é x, mas, na verdade, internamente o computador ou notebook tem peças inferiores.

Isso ocorre porque é impossível para uma pessoa leiga conferir se o processador, a placa mãe, a placa de vídeo e todas as configurações batem com o anúncio de vendas. Para ajudar essas pessoas, a empresa CPUID desenvolveu um software que faz a leitura completa da máquina e mostra ao usuário todas as configurações exatas do computador.

Esse é o princípio do cpu z um programa que conquistou muitos fãs ao longo dos anos em que está em atividade. Desde 2001 o cpu z vem sendo atualizado constantemente pelos desenvolvedores para entregar a melhor análise de hardware do mercado. Com um sistema inteligente, o programa escaneia todo o computador e entrega as informações em uma tela de leitura facilitada para leigos.

Assim, basta bater as informações apresentadas pelo programa com aquelas anunciadas pelo vendedor. Caso elas não concordem, é indicado levar o computador até a loja e pedir que o próprio revendedor realize o escaneamento da máquina. Saiba como usar o cpu z com o passo a passo que apresentaremos a seguir, é simples e fácil.

1. Baixando

Acesse o site da empresa CPUID ou algum parceiro e realize o download do programa para Windows. Lembre-se de conferir se o seu computador usa Windows com cachê de 32 ou 64 bits antes de fazer o download. Após completar o download, o tempo que vai depender da velocidade da sua internet, clique em instalar e espere o sistema concluir a instalação.

2. Executando

Uma vez instalado, abra o programa dando um duplo clique no ícone. Em poucos segundos uma janela se abrirá com todas as informações do seu computador. Na primeira aba, CPU, o programa apresenta o nome do processador, quantidade de núcleos, marca, modelo e outras informações sobre a parte central da sua máquina. As demais abas, caches, placa mãe, memória, SPD, gráficos, mostram informações complementares do seu computador.

  • Cache: informações sobre velocidade de transmissão de dados e descrição de cada uma das placas.
  • Mainboard: dados relativos à produtora do computador, assim como da BIOS e outros dados concernentes à origem da máquina.
  • Memory: aba onde o usuário vai pode saber qual é o tipo de memória, o tamanho das memórias, a quantidade de armazenamento, frequência, ciclos e outras dados das placas de memória.
  • SPD: informações mais detalhadas de cada chip de memória da máquina e o funcionamento em tempo real de cada um deles.
  • Graphics: local para consultar as informações da placa de vídeo, muito importante para quem usa o computador para jogos ou programas mais avançados.
  • About: informações sobre a empresa, dados para contato e outras coisas.

Vale deixar claro que o programa é voltado apenas para computadores com Windows, caso o seu computador seja um Mac, a cpu z não vai poder te ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui